Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
A transformação digita aliada a economia colaborativa e o avanço das redes sociais trouxeram, para os dias de hoje, várias opções de investimento, com altíssima lucratividade, para quem quer investir e iniciar um projeto ou negócio; o CROWDFUNDING, sem dúvida, é uma dessas opções.
Talvez você já tenha escutado alguém se referir a ele como “vaquinha virtual”, “investimento coletivo”... ou ainda “financiamento coletivo”, mas o termo em inglês Crowdfunding nasceu da junção de duas palavras:
“Crowd”, que em português se refere a “grupo de pessoas”, “multidão”, e “funding”, que significa “financiamento”.
Criado em 2006, o termo crowdfunding vem sendo a chance para novos investidores, empreendedores e qualquer pessoa que tenha uma ideia, obter recursos para finalmente colocar essa ideia em prática.
Diante do avanço das novas tecnologias e de plataformas desenvolvidas para realizar esse objetivo, o conceito de crowdfunding vem se tornando mais conhecido, organizado e abrindo ainda mais portas e oportunidades.
O Crowdfunding é um caminho com elevado potencial de retorno para quem quer investir em grandes projetos.
Por meio do Crowdfunding, pessoas com os mais variados objetivos usam plataformas devidamente autorizadas para encontrar investidores dispostos a auxiliar no financiamento desses projetos.
Na prática, ele é o que as pessoas popularmente chamam de “vaquinha”, porém, feita no âmbito online, permitindo que empresas ou pessoas físicas tenham condições de recursos para viabilizar os mais variados tipos de projetos.
Hoje em dia o Crowdfunding permite a realização de projetos nas mais diversas áreas. Só para citar alguns:
Portanto, é possível dizer ainda que o Crowdfunding consiste em um investimento direto e colaborativo.
Um investimento que permite a realização de objetivos bem específicos, que pode ser desde uma companhia de teatro que almeja conseguir lançar um espetáculo, a um gestor que quer abrir um mercado no bairro onde mora.
O objetivo do Crowdfunding é proporcionar a possibilidade de estabelecer um contato mais direto entre gestores, produtores e clientes investidores. Desse modo, é possível adquirir um valor antecipado que vai viabilizar a produção ou a realização do projeto.
De um modo geral, todo o financiamento é realizado por pessoas comuns que simpatizam pela empresa ou nutrem um grande interesse no serviço ou produto sendo oferecido.
Apesar de hoje em dia estar bastante relacionado com a tecnologia digital e plataformas online, a dinâmica do Crowdfunding existe há muito tempo. No século XIX, por exemplo, o escritor e filósofo Augusto Comte publicou uma série de obras graças a cooperativas de financiamento. Já no Brasil, campanhas já conhecidas, como Teleton e Criança Esperança, contam com as características de um Crowdfunding.
O Crowdfunding funciona de um modo objetivo e direto: EMPREENDIMENTO + CAPITAL.
Consiste, basicamente, em vários investidores captando recursos capazes de financiar coletivamente um projeto ou empreendimento.
Por meio dele, os investidores podem financiar várias etapas que são fundamentais, por exemplo, em uma incorporação imobiliária, como a fase de lançamento de um empreendimento.
O investidor procura um empreendimento real onde possa empregar seu capital, utilizando alguns criterios de escolha do empreendimento, como tipo de empreendimento, rentabilidade oferecida, prazo de retorno do investimento... e, ao final deste, usufrui de uma rentabilidade que, dificilmente, obteria em papéis comuns de investimento (CDI, CDB, LCI, etc).
A vantagem disso reside no fato de que esses investidores podem receber uma parte do valor das vendas daquele empreendimento. Inclusive, em determinadas situações, recebe uma parte da renda dos aluguéis dele, caso o empreendimento tenha sido feito para locação, e não para venda.
Para o usuário que possui interesse em oferecer apoio, basta acessar a página do projeto e ler as metas, as informações e os valores solicitados. Depois disso, é necessário determinar um método de pagamento: depósito bancário, pix, cartão de crédito, ted...
Regulação do Crowdfunding de investimento
Quando se trata de investimentos coletivos em empresas, o procedimento foi regulamentado no Brasil em 2017 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse órgão atua supervisionando o mercado de capitais no Brasil.
O intuito da Comissão de Valores Mobiliários é proporcionar mais opções de capitalização destinadas para que empresas de pequeno porte e startups tenham condições de financiar o desenvolvimento dos seus produtos e serviços.
Com isso, elas também podem ter a chance de expandir os seus negócios com a entrada de novos investidores.
A legislação que estabelece as regras para a realização das captações de investimento coletivo estão determinadas na Instrução Normativa 588, da CVM
As possibilidades de Crowdfunding são variadas e é possível encontrar vaquinhas online que vão desde gestores querendo dar início em um Startup, até autores buscando financiamento para os lançamentos editoriais de suas obras. No entanto, diante de tantas possibilidades, não é difícil delimitar alguns tipos bem comuns quando o assunto é crowdfunding.
Crowdfunding SOLIDÁRIO
O principal objetivo dessa modalidade de crowdfunding é proporcionar a doação para auxiliar uma determinada causa social.
Com isso, enfatiza-se a sensação de fazer parte de um time que promove o bem-estar de outras pessoas e projetos.
Crowdfunding PONTUAL
Esse tipo de crowdfunding apresenta um prazo de validade. Desse modo, os autores do projeto determinam uma meta a ser atingida até uma data específica. Com isso, eles aguardam os interessados oferecerem ajuda financeira.
O Crowdfunding Pontual é uma solução viável para iniciativa que envolvem o universo da arte, do entretenimento e da cultura, como, por exemplo:
Crowdfunding de ASSINATURA
Esse tipo de crowdfunding possui um perfil permanente, pois o projeto nunca é finalizado. O principal intuito é manter um trabalho constante e perene envolvendo a colaboração das pessoas.
Você pode investir em nossos empreendimentos, bastando que encontre aquele com que mais se identifica e nos comunicar. Normalmente, abrimos espaço para investimento nos seguintes empreendimentos:
IMOBILIÁRIOS
Nos empreendimentos imobiliários o investidor aporta seu capital em um empreendimento que esteja para se iniciar: um edificio ou casa de alto padrao. Uma vez atingido o capital para realização da obra, inicia-se a incorporação imobiliária. No término da obra (ou até mesmo antes de sua conclusão), o imóvel é vendido, e o lucro partilhado com os investidores, conforme a rentabilidade pactuada.
EVENTOS CORPORATIVOS
Uma feira de negócio tem uma enorme vantagem sobre empreendimentos imobiliários: o prazo de realização do evento. Eventos corporativos podem ser realizados em três meses a partir de seu start. Então, alguém que aportou 100 mil Reaisem um evento corporativo, a uma rentabilidade de 20% ao final do evento, podera, facilmente, ter 120 mil Reais em 3 meses... a julgar que o evento se repetisse a cada três meses, em um ano este investidor teve uma rentabilidade acumulada de pouco mais de 107%, e um m9ntante de R$ 207.360.
Este é o poder do Crowdfunding com juros sobre juros.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.